Acontece no Teresiano

Quais são as principais informações e fatos para o retorno escolar? O CDC publicou dados impressionantes abrangendo o período de março a dezembro de 2020. Quase 3 milhões de pessoas com menos 24 anos de idade foram diagnosticadas com COVID-19. O estudo não sugere que o retorno escolar há 5 meses foi responsável pelo surgimento da segunda onda nos Estados Unidos. O estudo demonstrou que escolas em comunidades com altas taxas de transmissão apresentaram mais casos. Mas as que utilizaram adequadamente as medidas de mitigação e uso adequado das máscaras tiveram maior sucesso no controle. Não houve mudança no comportamento do vírus em relação as crianças e adolescentes (0-17 anos). Essa faixa etária é suscetível ao vírus, continuam apresentando menor incidência da doença e apresentam menos casos graves em relação aos adultos. Em números relativos as crianças e adolescentes representam em média 12% de todos os casos de COVID-19 nos Estados Unidos. A necessidade de hospitalização foi 2.3% e no CTI 0,8%. Já o número de mortes se manteve abaixo 0,1% durante esse período. A avaliação fria não esconde os números de internações (32 mil) e mortes (654) nos menores de 24 anos. Os números não estão aí para assustar ou acalmar. O fato é que em locais como Estados Unidos e Brasil, o alto índice de transmissão na comunidade levará casos para dentro das escolas. A diferença será exatamente no comportamento das famílias, escolas e comunidades. Não enviar crianças com sintomas ou com contato com COVID-19 para escola. Usar adequadamente as máscaras ( atenção com o estado da máscaras e com elástico frouxo). Reforçar a lavagem adequada das mãos. Utilizar respeitosamente o sistema híbrido para que o distanciamento social aconteça. Essas medidas simples irão promover segurança para que as escolas permaneçam abertas mesmo na presença de casos. As famílias que ainda não podem mandar seus filhos tenham a certeza que estão fazendo o certo. O momento correto chegará. Cuidem da escola! Lugar de criança feliz! Bom retorno escolar a todos! Filipe da Veiga Pediatra e infectologista pediátrico...

Prezada Comunidade Educativa A nossa querida Aida está descansando no coração de Deus. Temos certeza de que ela estará intercedendo por todos nós.  ...

Os alunos do 7º ano do Colégio Teresiano vivenciaram, ao longo do ano, uma série de atividades interdisciplinares no“Projeto Mandela”. A história da África do Sul e da biografia de um dos maiores líderes da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, são o ponto de partida para discutir com os alunos o racismo atualmente, no Brasil e no mundo. Ao longo do projeto, outras personalidades da luta antirracista foram trabalhados com os alunos, como Rosa Parks e Martin Luther King, nos Estados Unidos, e Djamila Ribeiro no Brasil. Os temas se expandiram para a igualdade de direitos de uma forma mais ampla, ao serem levantadas também, por exemplo, questões sobre as mulheres e sobre o povos indígenas em nossa sociedade. Além da condução de diversas aulas e atividades pelos professores, tivemos a presença de diferentes convidados durante o ano para debater estas temáticas com os alunos, que se mostraram muito interessados e participativos em todo o processo de aprendizagem. Para ler a revista é só clicar no link abaixo: https://www.canva.com/design/DAEOfAKCT28/qZba2pJESzrzfQpfMaCScg/view?utm_content=DAEOfAKCT28&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton...

Falar de identidade em um ano como 2020 não foi algo tão simples. Como tocar no assunto com os alunos sem fazer seus corações doerem de saudade da escola? Falar de identidade é falar, dentre tantos outros aspectos, da descoberta que parte da relação com o outro, e sabemos que grande parte do contato com amigos, por exemplo, se dá no espaço da própria escola. Não foi fácil, mas acho que conseguimos. Prova disso é este pequeno vídeo que montamos a partir das reflexões que construímos ao longo do ano e das aprendizagens sobre propaganda e publicidade realizadas nas aulas de português. Este vídeo é, ao mesmo tempo, uma propaganda de conscientização sobre a necessidade de se evitar rótulos e uma reafirmação de identidade, um desejo de alteridade que anseia por deixar sua marca no mundo. Este vídeo é a marca que o 9o ano deixa gravada nos corações de vocês. Esperamos que gostem! ☺ Clique aqui para assistir ao vídeo....

Nesses novos tempos de distanciamento social, as histórias, os livros, os relatos, as risadas e as reflexões, que antes aconteciam na biblioteca do Colégio, hoje são feitas através de tablets e celulares, de dentro de suas casas. Perde -se um pouco do calor humano, do olho a olho, mas não o encantamento nem a alegria de dividir emoções. Para compartilhar a leitura do livro Meus Contos Africanos, os alunos do 5° ano criaram um podcast, um novo jeito de ler e ouvir histórias. E espalhar um pouco da cultura africana, tão rica e tão familiar à nossa. Para acessar o podcast clique aqui     ...

Hoje foi tivemos um encontro muito bom! O Ensino Médio por um dia. Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e fazer perguntas aos representantes da 1ª e 2ª série do EM e aos professores. Eles também experimentaram atividades e aulas com professores da 1ª série. Apesar do receio, sentimento natural que essa passagem de segmento desperta, eles foram tranquilizados pelos colegas sobre como é possível e necessário essa adaptação. Saibam que vocês podem contar com todos nós esperamos vocês em 2021. Equipe do Ensino Médio ...