Assalto Poético

Assalto Poético

Assalto Poético no Teresiano

 

No último mês de junho foi realizado o “Assalto Poético”, mote inicial para fazer os alunos do 9º ano do ensino fundamental II interessarem-se por poesia e continuarem a desenvolver sensibilidade estética.

A partir de estudos sobre poemas e poesia, os alunos foram levados a pensar a própria subjetividade por meio de diferentes atividades que buscavam a descoberta do “eu” e a conscientização corporal. Além disso, tiveram contato com diferentes artistas e formas de composições poéticas para que pudessem perceber que a poesia está a nossa volta, livre das palavras em estado de dicionário, como já escrevera Drummond.

Com ajuda do estagiário Gabriel, os jovens poetas do 9º ano foram sensibilizados para o projeto e tiveram noções de teatralização para começarem a se preparar para o grande assalto que iriam realizar. Era preciso soltar o corpo e preparar a voz para começar a viver poesia. Era preciso deixar-se levar pelo coração – que, para Pessoa, é um grande comboio de corda a entreter a razão – e apenas sentir, sentir e sentir, condição fundamental para aqueles que desejam realizar belas performances poéticas. Em seguida, os alunos foram motivados a expressar-se através da poesia dadaísta e revelar aquilo que os constitui.

Sensibilizados e motivados, estavam prontos para assaltar poeticamente as turmas do 7º ano do ensino fundamental II e introduzir um pouco de matéria poética na vida de seus pequenos colegas. Foi assim que as turmas do 9º ano, ao realizarem um assalto de versos, de encantamento e de prazer, promoveram a interação entre turmas, mostraram quem são, cantaram e celebraram a poesia!