Berçário na Educação Infantil

Berçário na Educação Infantil

Colégio Teresiano inaugura o primeiro ano do berçário na Educação Infantil

A Educação Infantil do Colégio Teresiano iniciou este ano uma novidade: a primeira turminha do Berçário que está sendo o xodó das equipes.

“Pensamos em oferecer um espaço próprio e diferenciado para essa etapa em que a criança começa a explorar todo o ambiente, tem o primeiro contato com os materiais didáticos e que é tão importante para sua evolução global”, afirma Aline Weber, assessora pedagógica do segmento.

A organização espacial foi feita para favorecer o desenvolvimento, deixar os materiais acessíveis de modo a proporcionar a autonomia dos pequenos conforme sua faixa etária, e ainda permitir a integração com as crianças do Maternal 1 e Maternal 2. Para essa integração fluir naturalmente, por exemplo, as atividades são previamente organizadas promovendo o agrupamento e o desagrupamento das turmas, incentivando a relação entre as crianças, educando o olhar para o outro e ensinando, na vivência, o respeito pelas diferenças. “É muito importante provocar essas possibilidades numa fase em que a criança ainda está muito centrada em si mesma, muito egocêntrica”, reforça a professora Tarcísia.

Associada a todas essas atividades, vem se somar a Prática Psicomotora Aucouturier (PPA) executada por uma equipe especializada, que – por meio de outras atividades lúdicas, ajuda a concentrar o interesse e a direcionar sua evolução afetiva e cognitiva com base na liberdade de movimento e de expressão da criança.

E se esse novo ambiente deve lhes proporcionar segurança emocional e física, ao mesmo tempo em que, já tão cedo, se apresentam regras e limites, a arquitetura do espaço também foi estudada com muito cuidado, já que foi toda projetada com base em regras de biossegurança. Uma delas é NR-32, que tem como finalidade estabelecer as normas para implementação de medidas estruturais de proteção à segurança e à saúde de todos por meio da rotina dos espaços utilizados.

Com isso, em um espaço em que acontecem diversas atividades, que nessa fase da vida são quase simultâneas – como alimentação e higiene, por exemplo, os parâmetros estruturais do ambiente promovem um ciclo seguro, saudável e protegido. Um conforto extra para as mamães e os papais que precisam confiar os seus pequenos, tão pequeninos ainda, a uma rotina diária por algumas horas longe de seus olhos.

As fotos falam um pouco mais do que as palavras. Vejam: