Posse dos alunos representantes

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]

Colégio Teresiano teve uma manhã de significados intensos e palavras fortes: Liderança, confiança, liberdade, cidadania, humanidade.

Para os alunos, esta quinta-feira, 22 de março, dia da Posse dos Representantes de Turma para o ano de 2018, marca uma mudança de olhar que os coloca como protagonistas, já nem tanto de suas próprias vidas, mas da coletividade.

Mais do que nunca, o exercício agora é realizar sua autonomia em conjunto com o outro. Fazer a intermediação entre as formalidades institucionais do Colégio e as necessidades aparentemente sutis de seus colegas.

Após a abertura formal, com o Hino Nacional Brasileiro, os alunos fizeram o juramento de posse.

Os pais representantes, Eduardo Penteado e José Land, apresentaram mensagens de agradecimento, em nome de todos, parabenizando os alunos nesse momento tão especial: É muito importante para mim, ver minha filha como representante, como resultado da confiança dos colegas que estão aqui. Estou muito feliz, muito orgulhoso, disse Eduardo, pai da Ana Beatriz Penteado, do 7º ano A.

Não é para menos. Ver o filho ou a filha crescer, exercendo a cidadania desde tão cedo, é motivo de orgulho mesmo.

José Land, pai do Pedro Land, trouxe um texto cuidadosamente escrito para esse momento. Pedro, que vem de uma família de profissionais da Comunicação e da Publicidade, pretende cursar Economia. O dom da palavra ele traz no sangue, afinal, além de recém-eleito representante da 3ª série B do Ensino Médio, é o atual presidente do Grêmio Estudantil. O texto do pai, que agradece ao Colégio e, também, parabeniza a todos falando das responsabilidades que lhes cabem a partir de agora, está ao final da matéria. Vale a pena ler.

E, com todos já bastante envolvidos, a diretora do Colégio Teresiano, Glória Fátima Nascimento, lembrou o quanto ainda precisamos construir um mundo mais humano: Através do Colégio – no educar pelo bem de todos; Na representação dos estudantes – através de um clima de liberdade e humanidade capazes de transformar o mundo além das convenções políticas, e através do amor.


“Desejo que vocês tenham a quem amar. Amar é se comprometer com o outro, saber lidar com as diferenças e com suas potencialidades, assim como a nossa maior referência fez pela humanidade, incondicionalmente: Jesus Cristo. E que, ao comungar liberdade e responsabilidade, vocês se lembrem de que nós assumimos a consequência de todas as respostas que damos. Vocês são exemplos, autoridades a partir do reconhecimento, democrático, daqueles que os elegeram. Desejo que vocês possam exercer a plena cidadania de forma digna e humana. Sejam bem-vindos à representatividade do Colégio Teresiano.””

Glória Fátima Nascimento, diretora do Colégio Teresiano

A diretora agradeceu às famílias pela confiança de lhes compartilhar o seu bem mais precioso e, junto às coordenadoras e assessoras do Ensino Fundamental e Médio, conduziu todos a um breve coquetel de confraternização.

 

A AUTONOMIA QUE SE EXPRESSA NA CONVIVÊNCIA

Junto aos alunos estavam presentes as equipes de coordenação e assessoria pedagógica e os coordenadores do setor Comunitário Pastoral, de cada segmento.

É bom ver o crescimento de cada aluno passando pelo exercício da cidadania e da liderança. É uma forma da gente acreditar que eles podem fazer um mundo melhor, com avanços e frustrações, e sabendo a importância de exercitar isso juntos, se constituindo cidadãos plenos. – diz Teresa Galhardo.

Bernardo Accioly, representante do 8º ano B, acha legal ser representante, liderar a turma e ter a confiança dos amigos. Juntas, Júlia Barreto, Gabriela Amorim e Luiza Amaral, reforçam este sentimento, e Julia acrescenta: Como representante você tem mais autonomia na turma, mas não é só para passar informações.

Como a Glória falou, a liderança não é só para passar informações da coordenação, você pode contribuir para melhorar a aula e até mesmo ajudar na relação entre os colegas, reforça Luiza. A mudança no olhar se expressa aí, em possibilidades geradas na convivência e nas trocas diárias.

E, de emoção em emoção, uma mãe fala: Eu, como ex-aluna, afirmo com muita satisfação: Pra gente renovam-se os votos de confiança que depositamos com a escolha do Colégio. Uma instituição que ensina a exercitar a cidadania, o cristianismo e a participação ética na sociedade e na humanidade, e ainda conseguindo converter tudo isso no dia a dia de cada um. – fala Érica Cavour Rocha, mãe do Tomas, do 6º ano A.

A manhã foi intensa. Mas não acabou aí, não. Agora eles têm um ano inteirinho pela frente. Boa sorte a todos!

[/vc_column_text][vc_accordion active_tab=”” collapsible=”yes” style=”accordion”][vc_accordion_tab title=” PARABÉNS E HOMENAGEM QUE EQUILIBRAM RAZÃO E CORAÇÃO
Texto de José Land, pai do Pedro Land, da turma 3ª série B do Ensino Médio.” title_tag=”h5″][vc_column_text]

Em primeiro lugar queria dar parabéns ao Teresiano, que abre espaço para esse exercício da cidadania, onde os alunos possam ter assegurado o seu direito de livre expressão!

Muito importante quando uma Direção Escolar enxerga nos seus alunos não apenas estudantes mas cidadãos!

Que têm visões e opiniões e que podem discutir e argumentar visando melhorar sua convivência, seu ambiente e seu conhecimento.

Em segundo lugar, gostaria de mostrar aqui minha gratidão pessoal com a escola.

Meu filho, Pedro, estuda aqui desde o Infantil e aqui estará se formando esse ano.

Representante de turma por vários anos consecutivos e eleito por dois anos Presidente do Grêmio.

Aqui ele encontrou uma extensão da sua casa e da sua família. Pode dar voz às suas aptidões e vontades!

Um longo caminho de aprendizado, de troca e de aprimoramento do seu senso de organização, responsabilidade, comprometimento e autonomia, com uma base forte voltada para as questões sociais, de voluntariado e de cidadania.

Muito, muito obrigado a toda à Direção, corpo de professores, funcionários e colaboradores!

E agora vou dirigir algumas palavras a vocês, Representantes!

É muito importante que vocês compreendam, desde cedo, a diferença entre chefia e liderança.

Eu, particularmente, tive na minha vida profissional muitos chefes e poucos líderes!

Liderança não se compra. É um movimento que vem, que acontece de forma natural. Uma conquista! E é uma “mão única” de quem te considera apto e não o contrário.

Está aí a força do voto democrático! Se vocês foram escolhidos pelos seus pares, pelos seus colegas, isso demostra a confiança que eles têm no raciocínio de vocês, na ponderação e capacidade de argumentação, no bom discernimento, mas, principalmente, no caráter de vocês!

Então usem e aprimorem essas qualidades e essas ferramentas que vocês já possuem, pois elas serão úteis em tudo!

Hoje vocês são os novos e as novas líderes de suas turmas. Amanhã, serão nas empresas e instituições e na nossa sociedade!

Escolhi umas palavras do escritor americano Emanuel James “Jim” Rohn. Ele foi um empreendedor de sucesso.

“O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não intimidar; ser atencioso, mas não preguiçoso; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; ter humor, mas sem loucura” – Jim Rohn.

Ótimo trabalho para todos vocês este ano! Muito Sucesso sempre! Parabéns![/vc_column_text][/vc_accordion_tab][/vc_accordion][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” padding_top=”22″ z_index=””][vc_column][vc_gallery type=”image_grid” images=”16891,16892″ img_size=”full” column_number=”2″ grayscale=”no” images_space=”gallery_without_space”][/vc_column][/vc_row]

Outros Eventos que Aconteceram Recentemente

Palestra com Bernardinho – Fund 1

Encerramento da Educação Infantil

A resurreição de Cristo

Floresta da Tijuca

Instituto Kuidamos