Linguagem de programação faz sucesso entre alunos

Linguagem de programação faz sucesso entre alunos

O uso da tecnologia nunca esteve tão presente no dia a dia de nossos jovens. Pensando nisso, o Colégio Teresiano implementou uma grande novidade a partir deste ano em sua base curricular: a Educação Tecnológica.

Com aulas de robótica, mecânica, programação e automação desde a Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio, a ideia é que os alunos passem de simples consumidores a produtores de tecnologia, afirma Patrícia Siffert , Assessora de Mídias e Tecnologia da Escola.

Ainda de acordo com a educadora, a tecnologia fará parte de todas as disciplinas pois existe uma formação de mentores de diferentes áreas para trabalharem outros conhecimentos com os alunos em linguagem de programação.

“Na matemática, por exemplo, o professor pode criar jogos e simulações para resolver situações expostas nos conteúdos oferecidos”, explica Patrícia.

Já a professora de Ciências Rachel Pinho, que foi capacitada para trabalhar programação com alunos do 9º ano, afirma que a novidade agradou em cheio, ” Eles estão super dispostos a aprender e contentes porque estão trabalhando com a criatividade”, detalhou.

A linguagem utilizada é a de Scratch, um programa desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets – MIT, que oferece aos pequenos e jovens programadores um ambiente de desenvolvimento acolhedor que permite criar animações, histórias interativas ou jogos em browser.

Para a Assessora Pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Aline Weber, a alfabetização digital é hoje um diferencial que a longo prazo será mais que reconhecida, será essencial. “A linguagem de programação vai ser tão importante quanto falar um novo idioma. Um idioma global”, afirma.

Reconhecida por estimular a capacidade cognitiva dos alunos, a criatividade e a integração, a área é hoje uma das que mais crescem no mercado de trabalho, e conta com salários atraentes, além de grande demanda por profissionais qualificados. É o Colégio Teresiano inovando mais uma vez!