Colégio Teresiano - CAP/PUC

Mais Destaques

Palestra sobre Gripe - Dr Filipe da Veiga

Palestra sobre Gripe - Dr Filipe da Veiga

Na última quarta-feira o Dr. Filipe da Veiga, pediatra e ex-aluno do Colégio Teresiano, nos prestigiou com uma palestra sobre a história da gripe e seus modos de prevenção.

Aproveitando o período da campanha de vacinação do Ministério da Saúde¹, que culmina do dia D, de mobilização nacional, em 12 de maio, e segue até o dia 1º de Junho, ele nos apresentou as primeiras gripes históricas, que dizimaram milhares de pessoas – como a 1ª pandemia causada pela H1N1 em 1918, a entrada de outras gripes, como a H3N2 - que está sendo chamada de nova gripe, mas que, na verdade, foi identificada pelos idos de 1968, e seus fluxos na história.

O Dr. Filipe se surpreendeu com a participação dos alunos do 7º ano, que não se privaram em fazer várias perguntas: “Fico satisfeito em vê-los atuando. No meu tempo os alunos eram mais tímidos, não perguntavam nada”, comentou.

As dúvidas variavam entre questões sobre como o vírus chega até nós, qual o significado das siglas ou nomes das gripes e as possíveis reações referentes à vacina.

“Hoje o que mais falta no mundo é o quê?”, provoca o doutor e segue: “Falta pensar no outro. E já percebeu que quando você se vacina está protegendo as outras pessoas também?”, diz. A partir daí, as formas de prevenção vêm para cuidar da gente e de quem convive conosco:

Lavar bem as mãos com água e sabão, as unhas, usar o álcool gel em vários momentos do dia – como antes e depois do lanche, ao sair do banheiro, da condução. Usar o braço para proteger o espirro ou a tosse e não as mãos, não falar muito próximo dos outros se estiver se sentindo resfriado, evitar mudanças bruscas de temperatura, como ao sair de casa, do ambiente mais quente, e ir para o frio sem nenhuma proteção adequada.

E, para terminar, o Dr. Filipe lançou um desafio para a turma presente: “Agora vocês têm o dever de serem multiplicadores para os outros colegas e suas famílias.”

Enquanto acontecia a palestra, o Colégio Teresiano lançou uma enquete no Stories do Instagram perguntando às pessoas que o acessavam se já haviam tomado a vacina. Até o final do dia havia quase 70% das respostas votadas pelo “não”. Então, aproveitem que até o dia 1º de junho dá tempo, mas não deixem para a última hora. Não vamos correr o risco à toa, não é mesmo?

Relembre, abaixo, as dicas do Dr. Filipe:

10 coisas que os pais devem saber sobre a gripe

1) Por que nos preocupamos tanto com a gripe?
Todos os anos 10% da população mundial é acometida pelo vírus Influenza, causador da gripe. Doença responsável por muitas faltas na escola e no trabalho, além de causar internações e óbitos. Crianças, gestantes, idosos e pessoas que apresentam comorbidades como diabetes, obesidade, imunodeficiências, doenças cardíacas e pulmonares são as mais suscetíveis.

2)Quais são os principais sintomas e complicações?
Geralmente tem início abrupto com febre, calafrios, dor de cabeça e no corpo, mal estar, tosse não produtiva. Evolui com dor de garganta, congestão nasal e a tosse mais proeminente. Hiperemia conjuntival, dor abdominal , náusea, vômitos e diarréia também podem ocorrer. Essa forma costuma durar de 3-7 dias e representa a maioria dos casos. O vírus Influenza pode causar também miosite, otite média, bronquiolite ou pneumonia e ter complicações neurológicas como convulsão febril e encefalopatias. Pode ter infecções secundárias com bactérias oportunistas levando a quadros graves de pneumonia e insuficiência respiratória.

3) Qual a melhor forma de se prevenir?
A forma mais efetiva de prevenir contra o vírus Influenza é através da vacinação anual. Existem duas vacinas eficazes disponíveis: Trivalente - contra duas cepas de A – H3N2 / H1N1 e uma B – linhagem Victoria Quadrivalente – mesmas cepas da trivalente acrescida de outra cepa de B (linhagem Yamagata).

4) Quem deve se vacinar?
A campanha nacional de vacinação oferecerá a vacina trivalente para os maiores de 6 meses e menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes, funcionários de saúde e o indivíduo com mais de 6 meses de idade que apresente alguma comorbidade como fator de risco para gripe. A vacina trivalente e a quadrivalente estão disponíveis na rede particular e podem ser tomadas nas outras faixas etárias não contempladas na campanha de vacinação. Crianças entre 6 meses de idade ate 8 anos que nunca tomaram a vacina devem receber no primeiro ano duas doses com intervalo mínimo de 4 semanas. Maiores de 9 anos devem receber sempre no primeiro ano apenas uma dose.

5) Qual é a melhor vacina?
Apesar de a quadrivalente poder oferecer uma proteção maior que a trivalente a recomendação dos principais órgãos do Brasil e dos EUA é que se faça a vacina disponível e não aguarde a chegada de uma determinada vacina. As principais cepas circulantes estão contidas nas duas vacinas.

6) Pode pegar gripe da vacina?
Não pode pegar gripe da vacina. A vacina é feita com vírus morto. Sintomas leves como náusea, fatiga, cefaléia, dores musculares e febre podem ocorrer.

7) Pode tomar vacina de gripe com história de alergia ao ovo?
Sim. A vacina é considerada segura para quem tem alergia ao ovo.

8) A vacina de gripe pode causar o Autismo?
Não. Nenhuma vacina está associada ao autismo.

9) Quando a criança pode retornar a escola se ela ficou gripada?
Se o seu filho não se sente bem, seu pediatra é a melhor pessoa para ser consultado para avaliá-lo se pode ou não voltar à escola. Use o senso comum para decidir na volta à escola pensando no bem estar do seu filho e a possibilidade de transmitir doenças para seus colegas de classe. Geralmente se mantém em casa quando tem febre, não está bem para acompanhar as atividades ou quando você pensar que pode transmitir para alguém.

10) O que mais pode ser feito para ajudar na prevenção na transmissão da gripe?
Lavagem correta das mãos, proteger com a mão ou com braço na hora de espirrar ou tossir. Limpeza adequada de superfícies, pias, torneiras e bebedouros.

http://www.brasil.gov.br/saude/2018/04/comeca-vacinacao-contra-gripe-tire-suas-duvidas

  • Palestra sobre Gripe - Dr Filipe da Veiga
  • Palestra sobre Gripe - Dr Filipe da Veiga

Colégio Teresiano - CAP/PUC
Rua Marquês de São Vicente, 331 - Gávea
CEP: 22451-041 TEL/FAX: 3206-2800