Visita Ilustre

Visita Ilustre

Chefe  da tribo indígena “Funiô” visita o Teresiano

Ontem (08/8) foi um dia muito especial para as turmas do 7º ano A e B, do Ensino Fundamental II. É que foi o desfecho do projeto interdisciplinar “Vozes da Paz” com a presença do chefe da Tribo Funiô, de Pernambuco,  no Colégio. Na ocasião, os alunos fizeram uma imersão na cultura indígena com intuito de conhecer e compreender as diferenças que nos distinguem e nos unem, além de conhecerem um pouco mais de seu cotidiano e os atuais desafios do Povo indígena.

Entre os ensinamentos do Chefe da Tribo, ele ressaltou a hierarquia interna da Tribo, onde não há nenhum tipo de conflito interno, e falou que as mulheres são consideradas sagradas, já que só elas podem gerar uma vida.

“Além de despertar a consciência ambiental, o projeto mostra a importância dos recursos da natureza e possibilita que os alunos possam conhecer  um pouco mais a fundo o cotidiano dos povos nativos.” Afirma Leticia Bosco, professora de Ciências e uma das responsáveis pelo Projeto, junto com a professora de Artes Sharlene Braga.

Desde o início do ano letivo, os alunos estão fazendo  pesquisas entre diversas tribos brasileiras e estudando a relação do índio com o meio ambiente. Também foi produzido um mural com pinturas corporais indígenas e oficina de pintura facial. O dia de hoje marcou o encerramento do projeto com chave de ouro!