X Seminário Nacional do MSE-Brasil

X Seminário Nacional do MSE-Brasil

O X Seminário Nacional do Movimento Socioeducativo (MSE- Brasil) ocorreu no dia 19 de agosto, no Colégio Teresiano. O evento reuniu profissionais da área para refletir e discutir os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação brasileira.

Na primeira mesa, o Diretor Geral do SESC, Carlos Artexes Simões, e o Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Prof. Álvaro Cotomacci – Campinas/SP, Arnaldo Valentim Silva, destacaram os problemas da nova base curricular, dentre eles, a padronização do currículo e a mecanização do trabalho docente.

Num segundo momento do evento, o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil foi debatido pela professora Maria Fernanda Nunes, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ela abordou o campo da Escrita, Fala, Pensamento e Imaginação, além da importância da articulação dos campos de experiência e das áreas de conhecimento.

Naira Muylaert, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), abordou a BNCC sob o ponto de vista do Ensino Fundamental I. Analisou o aspecto histórico e jurídico-legal da base, a contribuição do documento para o Projeto Político Pedagógico brasileiro e para o trabalho docente, assim como as propriedades fundamentais para atuação do indivíduo em sociedade.

Já a professora Silvana Mesquita, também da PUC-Rio, foi convidada para apresentar o olhar da BNCC sobre o Ensino Fundamental II. A educadora falou sobre a necessidade de valorização das questões culturais e sociais, e a importância da construção da identidade do aluno e do colégio por meio do currículo. Também ressaltou a função do educador como formador do documento na instituição.

Por fim, as questões sobre o Ensino Médio na BNCC foram trazidas por Carlos Artexes Simões. Durante a palestra, ele destacou os problemas da Educação, decorrentes do atual caráter investidor da área e a necessidade de uma revisão das diretrizes curriculares do Ensino Médio.

Foi um dia de reflexão e confraternização entre instituições de ensino de todo o país.

Galeria do evento