Promover no continente americano uma educação de qualidade, humanizadora, transformadora e intercultural, inspirada no pensamento educativo de Pedro Poveda. Que articule centros educativos e projetos sociais, numa ação conjunta orientada a construir um movimento socioeducativo que tenha como eixo principal a formação permanente de educadores e educadoras, tanto do âmbito formal quanto não formal, assim como a incidência em políticas públicas.
Entre professores:
Experiências de troca e enriquecimento mútuo entre profissionais de centros educativos que participam na Proposta Socioeducativa Educar em Tempos Difíceis na América.
Entre alunos:
Realização bianual do Congresso de Crianças e Adolescentes em diferentes países da América.
Vinculado à Proposta se desenvolve também o Movimento Socioeducativo Educar em Tempos Difíceis da América que promove um espaço de diálogo entre educadores de escolas públicas e privadas, de espaços formais e não formais, visando a afirmação do direito a uma educação de qualidade para todos, que promova a igualdade, a equidade, o reconhecimento da diversidade e os direitos humanos no continente e a justiça social. Ele se desenvolve com uma agenda de atividades anuais.